Icons/Social/GoogleCreated with Sketch.
adidas
adidas / maio 2020

A importância do Mindufulness por Yohan Blake

Um dos maiores velocistas do mundo fala sobre superar tempos difíceis e o sobre o mindset que o ajudou a permanecer positivo e focado.

Os planos para competições em 2020 de Yohan Blake foram por água abaixo. Não há mais Olimpíadas ou Liga Diamante para o campeão mundial dos 100m. Não há marcação de tempo com sua equipe de treino e não há certeza sobre nenhum tipo de competição que vá se materializar na temporada.

Porém, o velocista jamaicano ainda tem seu mindset para encontrar os pontos positivos durante estes tempos sem precedentes; força mental para focar na felicidade, para apertar o botão de reiniciar, adotar bons hábitos e manter seus objetivos à frente e no centro de tudo que ele faz.

Para ser honesto, esta situação atual me afetou bastante...

A motivação de um atleta vem da competição e das vitórias. Quando a esperança de competir desaparece, você pode começar a questionar sua própria razão de existir. Talvez seja por isso que muitos atletas continuem competindo por mais tempo do que deveriam. É fácil cairmos na armadilha de pensar que esse é o nosso único propósito. Por isso, esta mudança súbita provocou muita reflexão na minha vida, no meu mindset e no meu propósito.

O aspecto mental é absolutamente vital para o meu desempenho, mais do que nunca.

Sem dúvida, o físico é importante. Todo profissional treina em alto nível. Mas acredito que tudo começa dentro da nossa cabeça.

Eu sou o que eu penso. Quando a sua confiança está lá no alto, você se torna literalmente invencível. Todas as corridas já estão ganhas.

Esta crença tem um efeito multiplicador, porque a confiança e a mentalidade mudam minha abordagem para tudo: meu jeito de treinar, de lidar com uma corrida, de correr. Acredite, os adversários também enxergam estas mudanças.

Mas o oposto também é verdadeiro. Você pode ter feito a sessão de treino mais impressionante e ter atingido todos os seus objetivos, mas se uma dúvida surge na sua cabeça, acaba mudando tudo. Está tudo na mente.

Desafios vão passar, seus objetivos devem permanecer.

Não é o primeiro desafio que tenho que encarar e não será o último. Entendo que isso irá terminar e mantenho o foco nas minhas metas. Não mudei minhas rotinas. Uma coisa boa sobre ser competitivo é desenvolver um mindset para fazer o que é preciso. Você sabe do que é capaz, mantenha a mente focada na sua essencia e no que veio fazer. Eu repito isso para mim mesmo todos os dias.

Também estou lendo muito para me atualizar sobre o mundo e isso definitivamente ajuda a melhorar o humor. Assistir boas comédias que me farão rir alto, com certeja também ajuda a relaxar.

Ao enfrentar tempos difíceis, mantenha a positividade.
brand-ss20-hometeam-mindfulness-yohanblake-blog-image-portrait-1

Voltar e recuperar o seu nível de desempenho após uma lesão é um desafio enorme. Lembro da dor intensa no momento em que meu músculo da coxa se descolou do osso, a jornada até o médico com a mente cheia de dúvidas, ansiedade e medo, e de ouvi-lo dizer que teria de ser operado. Foi como estar submerso, me afogando em um pesadelo e não conseguir acordar. Mas, ao mesmo tempo, lembro de algo dentro de mim, que eu ainda tenho, me dizendo que minha carreira não terminaria assim e que ainda tinha muito para conquistar. Lembro também da motivação intensa que me dizia que seja qual for a dificuldade, eu superaria isso e iria competir e ganhar no nível mais alto novamente. Foi o que eu fiz.



Ao se deparar com desafios, adversidades ou pressão, mantenha-se positivo, foque menos no que está acontecendo e mais nas coisas que realmente fazem você feliz.


Para mim, atividades físicas sempre ajudaram a limpar a mente para poder seguir em frente. Exercícios liberam endorfina no cérebro e nos dão um barato natural.

Certifique-se de estar cercado das pessoas certas.
brand-ss20-hometeam-mindfulness-yohanblake-blog-image-portrait-2

O que eu percebi, mais uma vez, foi o valor de ter as pessoas certas ao seu redor e de estar aberto ao apoio e conselhos delas para navegar em tempos difíceis. A pessoa mais importante na minha vida é Deus. Ele é literalmente minha força e quem me mantém humilde. Por ser um homem que precisa e prospera com o companheirismo, também sou muito grato por à minha namorada, Laura, que me motiva diariamente. Ela está sempre lá para me amar e cuidar para que as coisas deem certo.


O conselho mais valioso que já recebi veio do Usain Bolt, que me disse que eu devo fazer atletismo para mim mesmo, não para as outras pessoas, porque no fim do dia, não tem mais ninguém além de você. Pode parecer egoísta, mas este pensamento ajudou a moldar meu espírito competitivo. Eu percebi que deveria ter sucesso e me tornar o mais forte possível antes de ajudar as pessoas que eu queria.


Sem este conselho e mindset, eu não teria conseguido comprar a casa para a minha mãe, que é a pessoa por quem eu mais tenho carinho neste mundo, ou ajudar minha irmã na escola.

Meu conselho para você...

O que está acontecendo agora não vai durar para sempre. Acredite em si mesmo. Eu não quero minimizar de forma alguma a dor, sofrimento e luto que vêm acontecendo agora, enquanto escrevo isto. Mas nós resistimos e seguimos em frente porque é que temos que fazer. E seja qual for a situção... sempre há um lado bom.

Este é um momento único para apertarmos o botão de "resetar" em nossas vidas. É a hora certa para olhar ao nosso redor e reavaliar o que realmente importa. Esta é a hora de mudarmos hábitos, repararmos relacionamentos e cuidarmos de nós mesmos, inclusive mentalmente.

adidas / maio 2020